Assistência Social em risco.



O cenário atual é de possibilidade, caso o orçamento enviado pelo Governo Federal seja aprovado pelo Congresso Federal de fechamento das unidades de Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, dos Centros de Referência Especializados – CREAS, dos Centros... de Referência para População em Situação de Rua – Centro POP em todos os municípios do País.
Estamos falando e prejuízo real à população que só consegue se alimentar, pois recebe os benefícios do Programa Bolsa Família e dos benefícios socioasssitenciais.
O SUAS é composto de uma rede que protege e acompanha a mulheres vítimas de violência, as crianças abusadas sexualmente, os idosos, as pessoas com deficiência, as pessoas em situação de violência, em situação de rua; adolescentes em cumprimento de ato infracional, dentre outros.
São mais de 30 milhões de famílias referenciadas nos mais de 8 mil CRAS e CREAS, mais de 160 mil pessoas protegidas nos acolhimentos (crianças e adolescentes e jovens; pessoa adulta com deficiência; adultos e famílias; mulheres em situação de violência; e pessoas idosas), milhares de atendimentos diários em todas as cidades brasileiras.
Caso a situação se consolide, teremos instalado um caos social, sem precedentes no País, com repercussão direta na desproteção, no aumento da fome, da violência, aumento de população de rua, de crianças em situação de trabalho infantil e exploração sexual, dentre outras fatalidades sociais.
É hora de toda a sociedade se mobilizar, nós sofreremos os impactos dessa decisão em nosso cotidiano, em cada cidade do País.
Precisamos lutar junto ao Congresso Nacional pela imediata recomposição do orçamento federal para o custeio do SUAS, para assegurar aumento da proposta orçamentária da União para a assistência social até o patamar de R$59 bilhões de reais, conforme aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social, órgão superior, deliberativo e fiscalizador da política em âmbito nacional.
Compartilhe o manifesto do Fonseas e Congemas vocês também, através de suas redes sociais e entre em contato com os Deputados Federais e Senadores de seus Estados.


O Orçamento para a Assistência Social rompe com o Pacto Federativo e inviabiliza o Sistema Único de Assistência Social, com prejuízos iminentes para a população mais vulnerável e em risco.

Comentários