ENTREVISTA
A entrevista é um encontro entre um
representante de uma
Empresa (entrevistador) e o candidato, onde ambos têm
o mesmo objetivo que é preencher a vaga
oferecida pela empresa. É o momento mais importante do processo seletivo, no
qual o candidato terá a chance de demonstrar seus talentos ao vivo e conquistar
definitivamente a vaga. Quando é marcada
uma entrevista a empresa tem o objetivo é confirmar, através do
entrevistador a veracidade doa dados que consta no currículo e também obter
informações adicionais a respeito das característica pessoais, experiências
profissional e a formação acadêmica do
candidato,para avaliar se ele realmente
tem boas condições de desempenhar bem as funções exigidas para a vaga.
TIPOS
DE ENTREVISTA
As entrevistas
normalmente seguem um dos 3 padrões abaixo: Entrevista estruturada
(planejada) Entrevista não estruturada (
não planejada) Entrevista sob pressão. É importante frisar que conhecer cada um desse padrões para
não ser surpreendido .
Entrevista
estruturada: A
entrevista estruturada é aquela que é planejada com antecedência. O
entrevistador já possui um roteiro preparado com algumas perguntas padrões. . O
objetivo é coletar o Maximo de informações no menor tempo possível. Em geral a
entrevista estruturada começa com o
comprimento e um rápido bate-papo para
descontrair o candidato , em seguida o entrevistador faz perguntas rápidas a respeito de sua experiência de
trabalho, formação escolar, atividades, interesses, pontos fortes e fracos . o
candidato deve estar mantendo o contato visual com o entrevistador.Depois
dessas perguntas iniciais, se o entrevistador sentir que o candidato possui as
qualificações necessárias, ele pode descrever o cargo a fazer algumas perguntas mais específica. Se
o entrevistador acreditar que o candidato não
esta preparado ou que não tenha o perfil necessário provavelmente a
entrevista será enserrada imediatamente.
Entrevista não estruturada: Na entrevista não estruturada, não há um planejamento anterior a respeito do roteiro ou das
perguntas a serem feitas. Assim acaba se formando um bate-papo informal entre o entrevistador. O entrevistador tentara sondar se o candato atende as suas expectativas fazendo as
perguntas que vem a sua cabeça. Esse tipo de entrevista acaba acontecendo em
empresas pequenas, onde não há uma equipe preparada para contratar pessoas.
Muitas vezes, a entrevista é feita com o próprio futuro chefe imediato do
candidato, que não tem uma preparação específica
e conduz a entrevista de acordo com sua pró-pias convicções.
Entrevista sob pressão: Ao se falar em
entrevista, a maioria das pessoas já imagina uma forte pressão, onde o entrevistador se coloca em um nível
superior ao do candidato e cria uma atmosfera ameaçadora, discutindo,
contradizendo e fazendo novas perguntas antes mesmo de ouvir a resposta da
anterior. Ele procura testar seus conhecimentos e faz com que o candidato fique
cada vez mais tenso. Essa entrevista tem o objetivo é testar a reação do
candidato a situações inesperadas e
testar a sua capacidade de traçar um
plano de ação rapidamente isso é feito através de uma serie de
perguntas do tipo: "O que você faria se ...?" Infelizmente,
muitas vezes esse tipo de entrevista também acontece não pela necessidade do
cargo, mas apenas pelo fato do entrevistador ser despreparado.
COMO SE PREPARAR PARA
UMA ENTREVISTA
Basicamente, a
preparação consiste em 5 passos:Revise e atualize seu currículo, separando uma
copia ao examinador. Procure saber mais informações sobre a empresa. Antes pense em respostas para algumas mais
comuns. Chegue 30 min. antes para fazer a entrevista com antecedência. Use
uma roupa discreta e durma bem isso
ajudara muito na hora da entrevista.
OBTENDO INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA
Como fazer uma
entrevista de seleção. Um candidato "antenado" com a
Empresa terá mais chances do que aquele que não
sabe o que está acontecendo. É importante saber o nome da empresa e buscar
informações mais profundas da empresa assim você estará recheado de
informações. Essas informações podem ser encontradas no próprio site da empresa
ou através de uma busca rápida pela internet. Em empresas maiores você pode
encontrar informações até mesmo em jornais e revistas. No caso de empresas
menores a única forma de buscar informação é pedindo informação de um
funcionário, isso vai aumentar a sua chance para o cargo .
PERGUNTAS
FREQUENTES
Existem algumas perguntas
que são mais frequentes e que merecem
Uma preparação anterior para evitar que você fique
sem resposta, ou que responda algumas bobagem
de que se arrependa depois, não é o caso de decorar as respostas, mas
apenas pensar sobre elas com antecedência. O importante ~e que suas respostas
seja sinceras e que mostre sua personalidade.
VIDA PESSOAL E
PERSONALIDADE
Perguntas
freqüentes sobre vida pessoal e personalidade
Fale um pouco sobre você.
Fale de sua vida social, familiar e cultural.
Descreva sua personalidade.
Quais são seus pontos fortes?
Quais são seus pontos fracos?
Quais são suas limitações?
O que mais o motiva?
Quais são suas metas em longo prazo? Quais são seus planos para o futuro?
VIDA PROFISSIONAL E CARREIRA
Perguntas comuns sobre vida
profissional e carreira
Descreva uma situação na qual você
teve um problema difícil e como o resolveu.
Qual a tarefa mais difícil como
gerente ou coordenador?
Você consegue trabalhar sob pressão?
Fale de algum objetivo que você não conseguiu
atingir em seu último emprego.
Você poderia descrever alguma situação em que
seu trabalho foi criticado?
O que você aprendeu com seus erros?
Descreva o seu ambiente ideal de trabalho.
Com que tipo de pessoas você tem dificuldade
para trabalhar?
Se
você pudesse começar tudo de novo o que você faria diferente em sua carreira?
ÚLTIMO EMPREGO
Perguntas frequentes sobre o último emprego:
Por que você está deixando a empresa atual?
Olhando para trás, como você vê sua
ex-empresa?
Como você acha que seus subordinados o vêem?
O que você acha do seu ex-chefe?
Em seu último emprego, quais foram as
realizações mais importantes?
Por que você ainda não encontrou um novo
trabalho, após tantos meses?
O
que seu ex-chefe diria sobre seus principais pontos positivos e negativos?
VAGA PERGUNTAS FREQÜENTES SOBRE
A VAGA QUE ESTÁ DISPUTANDO
O que o levou a procurar um emprego em nossa
empresa?
O que você espera de nossa empresa?
O que você considera que pode fazer por essa
empresa?
Qual o seu diferencial em relação aos demais
candidatos?
Você acha que seria bem sucedido em nossa
empresa?
Por quê?
Quanto
tempo você pretende ficar conosco?
REDAÇÃO
Algumas empresas pedem que
os candidatos façam uma pequena redação, muitas vezes com um tema livre. O
objetivo desta redação é de verificar sua capacidade de se expressar em
linguagem escrita, verificando se escreve corretamente e se consegue expor suas ideias com clareza. Para o candidato ter
sucesso devera escrever sobre alguns assuntos de sua vontade .pró-pia.
CUIDADOS NA HORA DA
ENTREVISTA
Alguns cuidados são essenciais para não
perder pontos na hora "H". Por nervosismo, ou até mesmo o desespero. certificar-se
de que você esta de bom humor.
Tente manter-se agradável e esqueça as
dificuldades pelas quais possa estar passando.
Ao iniciar uma entrevista, cumprimente
o entrevistador com um aperto de mão firme e
Memorize seu nome. Aguarde que ele indique o local
onde você deve se sentar e ouça com atenção. Se tiver alguma duvida não tenha
medo de perguntar. Mantenha uma postura reta. Não coloque objetos pessoais
sobre a mesa do entrevistad
COMO PLANEJAR
REUNIÕES
-
Uma reunião é apenas um
instrumento. Obviamente, os membros do
Grupo
podem trabalhar muito bem
sozinhos. É bom para certos tipos
de
coisas, ruim para outros.
Reuniões são boas para gerar
ideias, compartilhar informações e
Tomar decisões coletivas. Reuniões não são boas para
organizar
Informações fazer análises detalhadas e pesquisas,
representar ideias
Em palavras ou gráficos coerentes e centenas de
outras tarefas que podem ser feitas mais facilmente por pessoas isoladas.
QUANDO REALIZAR UMA REUNIÃO
Especificamente, se você é um gerente
ou presidente, convocar uma reunião pode ser uma boa ideia quanto
Você que uma informação ou um parecer
do seu grupo;
Você deseja envolver o seu grupo na solução
de um problema ou na tomada de uma decisão
Há uma questão que precisa ser esclarecida
Você está com problemas e quer
compartilhá-los com o grupo como um todo;
O próprio grupo quer uma reunião;
Há um problema que envolve pessoas de diferentes
grupos;
Há um problema e não esta claro do que se trata, ou não se sabe quem
ficou com a
Responsabilidade de lidar com ele.
QUANDO NÃO
REALIZAR UMA REUNIÃO
Uma reunião não é uma boa ideia quando:
Você tem de lidar com
questões pessoais;
Há preparação inadequada ou fraca e poucos
dados;
Seria melhor comunicar pôr telefone, fax,
memorando ou uma conversa a dois;
O objeto de discussão é tão confidencial e
secreto que não pode ser divulgado entre os
Membros do grupo;
Você já formou uma opinião e já tomou uma
decisão;
O assunto é trivial;
FASES
DA REUNIÃO
ANTES
Planejamento
; Definição do tipo de reunião;
Quem irá participar e pôr que;
Definição dos papéis;
Elaboração da agenda;
Definição do local;
Definição dos equipamentos e materiais;
DURANTE
Check List antes do início da reunião
Materiais, equipamentos, arrumação do local,
Tc
Coordenar processo de recepção
Receber pessoalmente os
participantes/convidados
Abertura
Começar no horário combinado
Dar as boas vindas e apresentar os convidados
novos
Anunciar as regras e pauta da reunião
Leitura da ata da reunião anterior, se houver
Desenvolvimento
Gerenciamento da Reunião
Administrar o tempo com a ajuda do secretário
postado por: Kleber Miyaki
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