ENTREVISTA 

   
                    A entrevista é um encontro entre um representante de uma
Empresa  (entrevistador) e o candidato, onde ambos têm o mesmo objetivo que é preencher a  vaga oferecida pela empresa. É o momento mais importante do processo seletivo, no qual o candidato terá a chance de demonstrar seus talentos ao vivo e conquistar  definitivamente a vaga. Quando é marcada uma entrevista a  empresa  tem o objetivo é confirmar, através do entrevistador a veracidade doa dados que consta no currículo e também obter informações adicionais a respeito das característica pessoais, experiências profissional  e a formação acadêmica do candidato,para avaliar  se ele realmente tem boas condições de desempenhar bem as funções exigidas para a vaga.



                         TIPOS DE ENTREVISTA
                        As entrevistas normalmente seguem um dos 3 padrões abaixo: Entrevista estruturada (planejada)  Entrevista não estruturada ( não planejada) Entrevista sob pressão. É importante  frisar que conhecer cada um desse padrões para não ser surpreendido .
                Entrevista estruturada: A entrevista estruturada é aquela que é planejada com antecedência. O entrevistador já possui um roteiro preparado com algumas perguntas padrões. . O objetivo é coletar o Maximo de informações no menor tempo possível. Em geral a entrevista estruturada  começa com o comprimento e um rápido bate-papo  para descontrair o candidato , em seguida o entrevistador faz perguntas  rápidas a respeito de sua experiência de trabalho, formação escolar, atividades, interesses, pontos fortes e fracos . o candidato deve estar mantendo o contato visual com o entrevistador.Depois dessas perguntas iniciais, se o entrevistador sentir que o candidato possui as qualificações necessárias, ele pode descrever o cargo  a fazer algumas perguntas mais específica. Se o entrevistador acreditar que o candidato não  esta preparado ou que não tenha o perfil necessário provavelmente a entrevista será enserrada imediatamente.

                       Entrevista  não estruturada: Na entrevista  não estruturada, não há um planejamento  anterior a respeito do roteiro ou das perguntas a serem feitas. Assim acaba se formando um bate-papo informal  entre o entrevistador. O entrevistador  tentara sondar se o candato  atende as suas expectativas fazendo as perguntas que vem a sua cabeça. Esse tipo de entrevista acaba acontecendo em empresas pequenas, onde não há uma equipe preparada para contratar pessoas. Muitas vezes, a entrevista é feita com o próprio futuro chefe imediato do candidato, que  não tem uma preparação específica e conduz a entrevista de acordo com sua pró-pias convicções.

                             Entrevista sob pressão: Ao se falar em entrevista, a maioria das pessoas já imagina uma forte pressão, onde  o entrevistador se coloca em um nível superior ao do candidato e cria uma atmosfera ameaçadora, discutindo, contradizendo e fazendo novas perguntas antes mesmo de ouvir a resposta da anterior. Ele procura testar seus conhecimentos e faz com que o candidato fique cada vez mais tenso. Essa entrevista tem o objetivo é testar a reação do candidato a situações  inesperadas e testar a sua capacidade de traçar um  plano de ação rapidamente isso é feito através de uma serie de perguntas  do  tipo: "O que você faria se ...?" Infelizmente, muitas vezes esse tipo de entrevista também acontece não pela necessidade do cargo, mas apenas pelo fato do entrevistador ser despreparado.


           
                                                         
                                 COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA

                Basicamente, a preparação consiste em 5 passos:Revise e atualize seu currículo, separando uma copia ao examinador. Procure saber mais informações sobre a empresa. Antes  pense em respostas para algumas mais comuns.  Chegue 30 min. antes  para fazer a entrevista com antecedência. Use uma roupa discreta  e durma bem isso ajudara  muito na hora da entrevista.



                                       OBTENDO INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA
                   Como fazer uma entrevista de seleção. Um candidato "antenado"  com a
Empresa    terá mais chances do que aquele que não sabe o que está acontecendo. É importante saber o nome da empresa e buscar informações mais profundas da empresa assim você estará recheado de informações. Essas informações podem ser encontradas no próprio site da empresa ou através de uma busca rápida pela internet. Em empresas maiores você pode encontrar informações até mesmo em jornais e revistas. No caso de empresas menores a única forma de buscar informação é pedindo informação de um funcionário, isso vai aumentar a sua chance para o cargo .


                        
                                   PERGUNTAS FREQUENTES
                     Existem algumas perguntas que são mais  frequentes  e que merecem
Uma  preparação anterior para evitar que você fique sem resposta, ou que responda algumas bobagem  de que se arrependa depois, não é o caso de decorar as respostas, mas apenas pensar sobre elas com antecedência. O importante ~e que suas respostas seja sinceras e que mostre sua personalidade.

                           VIDA PESSOAL E PERSONALIDADE
               Perguntas freqüentes sobre vida pessoal e personalidade
Fale um pouco sobre você.
 Fale de sua vida social, familiar e cultural.
 Descreva sua personalidade.
 Quais são seus pontos fortes?
 Quais são seus pontos fracos?
 Quais são suas limitações?
O que mais o motiva?
 Quais são suas metas em longo  prazo? Quais são seus planos para o futuro?


                                           VIDA PROFISSIONAL E CARREIRA
                         Perguntas comuns sobre vida profissional e carreira
Descreva uma situação na qual você teve um problema difícil e como o resolveu.
Qual a tarefa mais difícil como gerente ou coordenador?
 Você consegue trabalhar sob  pressão?
 Fale de algum objetivo que você não conseguiu atingir em seu último emprego.
 Você poderia descrever alguma situação em que seu trabalho foi criticado?
 O que você aprendeu com seus erros?
 Descreva o seu ambiente ideal de trabalho.
 Com que tipo de pessoas você tem dificuldade para trabalhar?
 Se você pudesse começar tudo de novo o que você faria diferente em sua carreira?

                                             ÚLTIMO EMPREGO
Perguntas frequentes  sobre o último emprego:
 Por que você está deixando a empresa atual?
 Olhando para trás, como você vê sua ex-empresa?
 Como você acha que seus subordinados o vêem?
 O que você acha do seu ex-chefe?
 Em seu último emprego, quais foram as realizações mais importantes?
 Por que você ainda não encontrou um novo trabalho, após tantos meses?
 O que seu ex-chefe diria sobre seus principais pontos positivos e negativos?

             VAGA PERGUNTAS FREQÜENTES SOBRE A VAGA QUE ESTÁ DISPUTANDO
 O que o levou a procurar um emprego em nossa empresa?
 O que você espera de nossa empresa?
 O que você considera que pode fazer por essa empresa?
 Qual o seu diferencial em relação aos demais candidatos?
 Você acha que seria bem sucedido em nossa empresa?
 Por quê?
 Quanto tempo você pretende ficar conosco?


                              REDAÇÃO
                     Algumas empresas pedem que os candidatos façam uma pequena redação, muitas vezes com um tema livre. O objetivo desta redação é de verificar sua capacidade de se expressar em linguagem escrita, verificando se escreve corretamente e se consegue expor suas  ideias com clareza. Para o candidato ter sucesso devera escrever sobre alguns assuntos de sua vontade .pró-pia. 



                            CUIDADOS NA HORA DA ENTREVISTA
        Alguns cuidados são essenciais para não perder pontos na hora "H". Por nervosismo, ou até mesmo o desespero. certificar-se de que você esta de bom humor.
Tente manter-se agradável e esqueça as dificuldades pelas quais possa estar passando.
Ao iniciar uma entrevista, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e
Memorize  seu nome. Aguarde que ele indique o local onde você deve se sentar e ouça com atenção. Se tiver alguma duvida não tenha medo de perguntar. Mantenha uma postura reta. Não coloque objetos pessoais sobre a mesa do entrevistad

                                                COMO PLANEJAR REUNIÕES

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               Uma reunião é apenas um instrumento. Obviamente, os membros do
Grupo  podem  trabalhar muito bem sozinhos. É bom para certos tipos
de  coisas, ruim para outros.
Reuniões são boas para gerar ideias,  compartilhar informações e
Tomar  decisões coletivas. Reuniões não são boas para organizar
Informações    fazer análises detalhadas e pesquisas, representar ideias
               Em  palavras ou gráficos coerentes e centenas de outras tarefas que podem ser feitas mais facilmente por pessoas isoladas.


                                   QUANDO REALIZAR UMA REUNIÃO
Especificamente, se você é um gerente ou presidente, convocar uma reunião pode ser uma boa ideia  quanto 
Você que uma informação ou um parecer do seu grupo;
 Você deseja envolver o seu grupo na solução de um problema ou na tomada de uma decisão
 Há uma questão que precisa ser esclarecida
 Você está com problemas e quer compartilhá-los com o grupo como um todo;
 O próprio grupo quer uma reunião;
 Há um problema que envolve pessoas de diferentes grupos;
 Há um problema e não esta  claro do que se trata, ou não se sabe quem ficou com a
Responsabilidade  de lidar com ele.


                                     QUANDO NÃO REALIZAR UMA REUNIÃO
     Uma reunião não é uma boa ideia  quando:
        Você tem de lidar com questões pessoais;
 Há preparação inadequada ou fraca e poucos dados;
 Seria melhor comunicar pôr telefone, fax, memorando ou uma conversa a dois;
 O objeto de discussão é tão confidencial e secreto que não pode ser divulgado entre os
Membros  do grupo;
 Você já formou uma opinião e já tomou uma decisão;
 O assunto é trivial;


                 FASES DA REUNIÃO

                   ANTES

                    Planejamento

; Definição do tipo de reunião;
 Quem irá participar e pôr que;
 Definição dos papéis;
 Elaboração da agenda;
 Definição do local;
 Definição dos equipamentos e materiais;


DURANTE
 Check List antes do início da reunião
 Materiais, equipamentos, arrumação do local, Tc
 Coordenar processo de recepção
 Receber pessoalmente os participantes/convidados
 Abertura
 Começar no horário combinado
 Dar as boas vindas e apresentar os convidados novos
 Anunciar as regras e pauta da reunião
 Leitura da ata da reunião anterior, se houver
 Desenvolvimento
 Gerenciamento da Reunião
 Administrar o tempo com a ajuda do secretário


                postado por: Kleber Miyaki


              

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