rio+20 e o desenvolvimento sustentavel

Rio+20
O que é a Rio+20, objetivo, temas, desenvolvimento sustentável, a conferência
Rio+20 logo
Rio+20: desenvolvimento sustentável é o principal tema
O que é a Rio+20

Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012. Deverão participar líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.

Objetivo
O principal objetivo da Rio+20 é renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. É portanto uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Principais temas que serão debatidos:

- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Maneiras de eliminar a pobreza;
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
Skip to Content

OBJETIVOS E TEMAS

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
Informativos das Questões Rio+20
O Secretariado da UNCSD, em conjunto com seus parceiros, preparou uma série de Informativos sobre as questões da Rio+20, cujo propósito é disponibilizar um canal onde formuladores de políticas públicas e outros stakeholders interessados possam debater e analisar questões relevantes aos objetivos e temas da Conferência, incluindo uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, bem como o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Os Informativos podem ser acessados através do link no lado direito desta página. Para obter informações gerais sobre os Informativos da Rio+20 solicitamos que entre em contato com o Sr. David O’Connor, Chefe do Setor de Redes e Análise Política, Divisão de Desenvolvimento Sustentável pelo e-mail dsd@un.org ou através do fax + 1 212 9634260

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

» Relatório do Secretário-Geral sobre Objetivos e Temas da Conferência das Nações Unidas, UNDESA
» Transição para uma Economia Verde: Benefícios, Desafios e Riscos de uma Perspectiva de Desenvolvimento Sustentável,UNDESA DSD, UNEP, UNCTAD

RIO+20 - RESUMOS DAS QUESTÕES

» Resumo 1 – Comércio e Economia Verde, Secretariado da UNCSD e UNCTAD
»Resumo 2 – Opções de Fortalecimento do IFSD: Peer Review,DESA
»Resumo 3 - IFSD: Questões relacionadas a um organismo intergovernamental em DS, DESA
»Resumo 4 – Oceanos, DESA
»Resumo 5 – Cidades Sustentáveis, DESA
»Resumo 6 - Ideias atuais sobre os Objetivos em Desenvolvimento Sustentável e Indicadores, DESA
»Resumo 7 - Os empregos verdes e a inclusão social DESA
»Resumo 8 - Reduzindo Riscos de Desastres e Aumentando a Resiliência DESA
»Resumo 9 - Segurança aAlimentar e Agricultura Sustentável UN-DESA
»Resumo 10 - Governança a nível regional, nacional e local para desenvolvimento sustentável UN-DESA
»Resumo 11 - Água UN-DESA
»Resumo 12 - Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável UN-DESA
O site oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20 é sua versão em inglês (www.uncsd2012.org)
A versão do site em português (www.rio20.info) é uma realização da Humanitare para o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio)
Informações e sugestões:rio20@onu.org.br
Copyright (c) United Nations 2011 | Termos de Uso | Aviso de privacidade | Contato | Mapa do Site

 
 
 
_________________________________________
Veja também:
_________________________________________
Bibliografia indicada:
- Políticas Públicas e Indicadores para o Desenvolvimento Sustentável
  Autor: Silva, Christian Luiz da; Souza-lima, José Edmilson de
  Editora: Saraiva
  Temas: Meio Ambiente, Ecologia
- Desenvolvimento Sustentável - Dimensões e Desafios
  Autor: Camargo, Ana Luiza de Brasil
  Editora: Papirus
  Temas: Meio Ambiente, Ecologia
___________________________________________
 
 

 

O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
 / ©: WWF-Brasil
© WWF-Brasil

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.


Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.


Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.


O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.


Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.


Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.


Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.

 / ©: WWF-Brasil
© WWF-Brasil

Junte-se a nós!

Sua colaboração é fundamental para conservarmos o meio ambiente e garantirmos qualidade de vida para nós e nossas futuras gerações.
Afilie-se!

  • Fatos e curiosidades

    Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria respondido: "...a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?"

    A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar. Os estilos de vida das nações ricas e a economia mundial devem ser reestruturados para levar em consideração o meio ambiente.
Copyright © 2004 - 2011 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.

Comentários